TREINO DO DIA: POSTERIOR DE PERNAS

O post dessa semana foi feito com muito carinho pela minha treinadora matadora Janiê Madalozzo, gaúcha dos pampas tchê! Com ela não tem moleza não...tem muito treino sim senhor! Segue a matéria e algumas fotinhos do treino de hoje. =)

Os músculos posteriores da coxa (chamados de isquiotibiais) são músculos que necessitam de um trabalho especial na musculação. As pernas são um dos grupamentos mais complexos que o corpo humano tem. Por isso, para facilitar, ela foi dividida em duas grandes partes, a anterior e a posterior. Na cadeia posterior da perna encontramos o conjunto de três grandes grupos musculares, sendo eles: os músculos posteriores do quadril, os músculos posteriores da coxa e os músculos da região inferior do membro inferior (as famosas “panturrilhas”). Antes do fator estético, vale lembrar que essa cadeira muscular é fundamental em movimentos funcionais os quais envolvem os membros inferiores. É muito comum encontrarmos pessoas com encurtamento nestes músculos. Isso faz com que uma série de movimentos sejam prejudicados, principalmente em termos de amplitude, fundamento primordial da hipertrofia.

Existem várias maneiras para trabalhar os músculos posteriores da coxa. Dentre os exercícios de cadeia cinética fechada podemos citar o stiff, o agachamento e o leg press (com os pés mais elevados). Já entre os de cadeia cinética aberta podemos citar a cadeira e mesa flexora. Neste sentido, é muito importante o acompanhamento de um educador físico ou fisioterapeuta, para que o treino e as séries sejam ajustados corretamente para a necessidade cada aluno.

Janiê Madalozzo, educadora física.

 

 

 

 

Please reload