COMO ANDA SEU INTESTINO?

Em nossa anamnese clínica, obrigatoriamente questionamos nosso cliente (paciente) sobre a importância do bom funcionamento do intestino. O bom funcionamento não quer dizer "vou ao banheiro diariamente". Como é sua evacuação? Sim!!! Não podemos ter vergonha de conversar sobre este assunto. Literalmente nosso intestino é o "segundo cérebro", órgão tão importante quanto o cérebro. Ele regula nossa ansiedade, sintomas de depressão, controle da imunidade, fertilidade, equilíbrio hormonal e de neurotransmissores (controle do apetite). Então como deve ser um intestino saudável?

Começaremos por partes. Para você entender bem caro leitor precisamos esclarecer alguns pontos. Microbiota é o universo de microorganismos de convivem conosco. Segundo artigo de 2012, realizado em Harvard, o número de células do microbioma é superior ao número de células humanas. Portanto, se quisermos saber a saúde do homem precisamos entender como são as relações dessa microbiota entre si e dela com o ser humano, se são amigáveis ou não. 

Hoje já existem diversas publicações científicas que comprovam a modulação do microbioma para tratar determinadas doenças. As proteobactérias que degradam as proteínas não tem capacidade de digerir toda a proteína que consumimos o que até então deveria ser fisiologicamente normal. Com a alimentação industrializada e o uso indiscriminado de aditivos alimentares, ocorreu um aumento dessas proteobactérias e uma degradação maior de proteínas, produzindo compostos tóxicos que levam a uma endotoxemia (intoxicação sistêmica), um deles chamado de cadaverina (putrefação, cheiro de cadáver nos gases e fezes). Vocês devem estar achando isso nojento, mas esse tipo de situação não é nada incomum e culmina em diversos males ao organismo. Contaminar o banheiro após evacuação não é sinônimo de saúde.

Hoje estamos uma moda de interpretar rótulos sendo que esquecemos de olhar aqueles alimentos que não contém rótulo: frutas, hortaliças, raízes (batatas, inhame, aipim), ou seja, o básico do supermercado ou da feira. COMA COMIDA DE VERDADE!!!

Você busca uma nutricionista porque quer emagrecer? Reduzir sua gordurinha abdominal que persiste em não sair? Não adianta usar os produtos da moda que prometem perda de peso em algumas semanas, ou barriga tanquinho. Tome um chá de consciência e busque alimentos de verdade. A modulação da microbiota intestinal proporciona um aumento do metabolismo basal e redução do volume dos adipócitos (células de gordura). Pense nisso. Tome uma atitude para sua vida e não somente para o verão que está na porta. Procure um profissional que realmente entenda de nutrição funcional.

FRANCESCA PAULA KUNZ 

FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - CRF SC 4188

NUTRICIONISTA ESPORTIVA FUNCIONAL - CRN10 SC 4346

FITOTERAPIA FUNCIONAL

FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO

 

Please reload