FITSPORT – EXAME GENÉTICO X ATIVIDADE FÍSICA

Quem pratica esporte em um nível amador ou profissional e os amantes de fitness pode melhorar o seu desempenho desportivo com programas de treinamento personalizado, bem como a atratividade de sua silhueta com programas de treinamento personalizados e escolhas nutricionais com base no seu perfil genético.

A história do nosso organismo é determinada não somente pelo nosso código genético, mas também pelo encontro entre a pré-disposição genética, as influências ambientais e estilo de vida. Conhecendo nossas pré-disposições genéticas é possível intervir, principalmente em relação à alimentação e a programação da atividade física.

Já está disponível no mercado o FitSport que avalia seu DNA identificando as pré-disposições genéticas individuais, úteis para otimizar o treinamento, melhorar o desempenho e manter os resultados obtidos.

Com base no resultado da análise é possível identificar 4 aspectos da própria fisiologia, todos importantes para programar a atividade física ideal para o organismo.

 

⇨ Predisposição ao tipo de esforço: fibras lentas (st slow twitch) – fibras de contração lenta ricas em mitocôndria, com alta capacidade aeróbica e resistentes à fadiga. Fibras rápidas (ft fast twitch) – fibras de contração rápida pobres em mitocôndrias, se cansam facilmente e que desenvolvem rapidamente massa muscular e força.

 

⇨ Capacidade de lipólise: capacidade do organismo de metabolizar gordura. As informações obtidas ajudam a modular melhor a atividade física levando ao emagrecimento mais rápido e eficaz.

 

⇨ Capacidade antioxidante: a incapacidade ou uma incompleta capacidade de eliminar toxinas produzidas durante e após os treinos, podem levar a distúrbios musculares e nas articulações, influenciando negativamente no treinamento e desempenho.

 

⇨ Resposta inflamatória: alguns genótipos são associados com graus diferentes de resposta à inflamação do músculo esquelético e podem influenciar na resposta individual em relação à prática esportiva.

 

O teste é realizado dentro do consultório médico ou de nutrição, não é invasivo (através de um swab em contato com a mucosa da boca). A amostra é enviada ao laboratório de apoio que reenvia para a Itália, sendo que o resultado chega por volta de 25-30 dias.

Agende sua consulta com profissional habilitado e certificado a realizar este tipo de exame. A conduta nutricional e do profissional de educação física melhorarão seus resultados de forma muito mais rápida e concisa.

FRANCESCA PAULA KUNZ 
FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - CRF SC 4188
NUTRICIONISTA ESPORTIVA FUNCIONAL - CRN10 SC 4346
FITOTERAPIA FUNCIONAL
FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO

 

Please reload