O QUE FAZ UM MÉDICO DO ESPORTE?

Depois de me deparar com vários profissionais da área que se intitulam como “Médicos do Esporte” prescrevendo indevidamente anabolizantes e outras drogas perigosas para pacientes que querem melhorar seu desempenho físico, me senti no dever de procurar um profissional sério da área para explicar o que realmente faz um Médico do Esporte.  

Depois de me informar com um amigo médico residente da UNIFESP, cheguei até o Dr Gustavo Campelo Bornholdt. Esse profissional respeitado possui graduação em Medicina pela Universidade da Região de Joinville (2005) e residência médica em Medicina do Esporte pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício. Médico preceptor do programa de residência médica em Medicina do Esporte no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo durante dois anos, mestre pela mesma instituição em 2015. Tem experiência na área de Medicina do Exercício e do Esporte clínica, com ênfase no tratamento conservador de lesões esportivas.  Com esse currículo incrível, é com grande alegria que a partir de hoje o blog vai contar com matérias desse expert em Medicina do Esporte. Com vocês, Dr Gustavo!

Muito se ouve falar sobre medicina do exercício e do esporte atualmente, seja em programas esportivos da televisão ou em notícias sobre atletas profissionais. Mas você sabe o que faz um médico do esporte?

A medicina do exercício e do esporte, ao contrário do que muitos pensam, é uma especialidade antiga no Brasil. É recente, entretanto, o crescimento e a mudança das características desta especialidade médica para uma especialidade mais ampla.

No passado a medicina do exercício e do esporte funcionava como uma sub especialidade de outras áreas, por exemplo: o cardiologista que avaliava o coração do atleta, o ortopedista que operava o joelho de atletas ou o fisiologista que trabalhava com fisiologia do esporte. A partir da década de 2000, e em especial depois da criação de residência médica em medicina do exercício e do esporte em 2007, a medicina do esporte tornou-se uma especialidade mais abrangente.

Atualmente a especialidade contempla promoção de saúde através do exercício físico, tratamento e prevenção das complicações de doenças crônico-degenerativas através do exercício físico, otimização da performance esportiva e prevenção e manejo de lesões e complicações relacionadas à prática esportiva.

A formação abrangente do médico do exercício e do esporte é importante uma vez que os diversos aspectos de saúde e performance estão relacionados entre si. Desta forma um atleta ou esportista que tenha um cardiologista para cuidar de seu coração, um especialista em joelho para sua lesão de menisco, um especialista em coluna para sua lombalgia e um fisiologista para otimizar sua performance jamais será contemplado em sua totalidade. Além disso, muitas vezes estes especialistas não estão familiarizados com as peculiaridades do esporte suas implicações com as diversas condições de saúde. 

Obviamente há casos em que o médico do esporte precisa encaminhar o paciente para outro especialista. Um atleta que apresenta doença cardíaca diagnosticada na avaliação pré-participação de algum esporte pode ser encaminhado para o cardiologista. Da mesma forma ao atleta que não responde bem ao tratamento clínico de alguma lesão esportiva pode ser indicada avaliação pelo cirurgião ortopedista.

 O médico do esporte, portanto, pode ser definido como o gerenciador da saúde do atleta. Ele pode, dependendo de cada situação, conduzir o paciente por meios próprios ou referência a outros especialistas ou profissionais (ex: fisioterapeutas).

No caso de pacientes com doenças crônico-degenerativas, o médico do esporte atua complementando o tratamento através da indicação segura e efetiva do exercício físico. Um paciente diabético, por exemplo, continua o tratamento com o endocrinologista enquanto o médico do esporte orienta a realização do exercício de forma customizada, garantindo maior segurança e eficácia.

A medicina do exercício e do esporte é, portanto, uma especialidade muito rica e abrangente que pode trazer benefícios para qualquer pessoa, desde o doente crônico até o atleta de elite.

Gustavo Campelo Bornholdt

➡️ Médico do Esporte pela USP e pela Soc. Bras. de Medicina do Exercício e do Esporte.
➡️ Mestre pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP.
➡️Preceptor responsável pela Residência de Medicina Esportiva da USP (2010/2011).
➡️ Médico da Seleção Brasileira de Basquete 
➡️ Coordenador Médico da Confederação Brasileira de Rugby (2010 a 2012).
➡️ Oficial de controle de Dopagem pela USADA (Agência Americana Anti-dooping).
➡️ Medico responsável pelas avaliações de composição corporal padrão ouro: DEXA

Klinik

Rua 2950, n° 117, sala 01 - Centro - Balneário Camboriú/SC - Fones: (47) 3363.5449 | 3360.3995

Please reload