RECEITINHAS RÁPIDAS PARA AS FORMIGAS DE PLANTÃO

Sabe aqueles dias em que só nós mulheres entendemos? Filhos, TPM, trabalho, briga com o chefe, metas não alcançadas enfim, aquela carga básica de estresse do dia a dia que nos consome. A gente quase enlouquece não é mesmo?

O sobe e desce do nosso hormônio queridinho cortisol faz com que nosso corpo tenha aquele momento de recompensa, prazer, ativando nossa vontade incontrolável de comer doces!! Ah os doces... inimigos eternos de nosso peso e estética (celulites como odeio vocês) e para tentar amenizar o impacto ruim de uma boa desandada da dieta, seguem 2 receitinhas rápidas e gostosas:

 

CREME DE AVELÃ E CACAU

Ingredientes:

- 1 xícara de avelã (pode ser amêndoas)

- 2/3 xícara de leite vegetal (eu prefiro sempre os de castanhas ou caju ou coco que contém quantidades significativas de gorduras do bem e vitaminas)

- 6 tâmaras sem caroço

- 1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó

- 3 colheres sopa biomassa banana verde amolecida rapidamente no microondas

Modo de preparo:

Toste as avelãs na frigideira por 3 minutos, para que soltem a pele mexendo sempre para não queimar. Esfrie e esfregue-as com as mãos para a pele ir se soltando. Bata no processador com todos os outros ingredientes. Se desejar, acrescente mais leite para ficar mais cremoso. Sirva com frutas da época: banana, mirtilo, amoras, morango, abacaxi, nectarina, ameixas (de preferência sempre orgânicas).

 

PUDIM DE CHIA DE POTINHO

Esta receita pode ser preparada no dia anterior acondicionada em potinhos de conserva e armazenada em geladeira por até 3 dias (economize seu tempo)

Ingredientes:

- 1 e ½ xícara de leite vegetal (castanha ou caju ou coco ou amêndoas)

- 1/3 xícara de semente de chia (60 g)

- Canela a gosto (1/2 colher pequena)

- 1 bandeja de mirtilos (100 g) **varie com as frutas que desejar (morango, framboesa, physalis, banana, abacate ou avocado)

- Xarope de Mapple 100% puro (Mapple Syrup – opcional)

Modo de preparo:

Coloque o leite, a chia e a canela em uma tigela e misture bem, dissolvendo os grumos que se formarem. Deixe hidratar por 10 minutos. Divida a porção em 2 vidrinhos tipo de conserva pequenos. Acrescente as frutas por cima e o xarope se desejar. Leve à geladeira e sirva-se após 2 horas em média. Sugestão: acrescente gengibre ou cardamomo ou noz moscada por cima para dar um sabor especial.

 

FRANCESCA PAULA KUNZ 
FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - CRF SC 4188
NUTRICIONISTA ESPORTIVA FUNCIONAL - CRN10 SC 4346
FITOTERAPIA FUNCIONAL
FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO

Please reload