TIGER NUTS: A NOVA QUERIDINHA DA SUA DIETA

Considerado um superalimento, a Tiger Nuts não é uma castanha, e sim um pequeno tubérculo muito usado no Oriente Médio para estimular a sexualidade em homens. Possui quantidade de ferro similar à da carne vermelha, sendo recomendada, principalmente, para quem é vegetariano ou vegano.

No Brasil essa planta tem o nome de Junça, e é produzida por pequenos produtores no Ceará.  É usada como guloseima por seu sabor de coco, levemente adocicado, ou como remédio popular supostamente afrodisíaco e antiofídico. Estudos mais recentes revelaram que a ingestão diária de 150g a 200g de tubérculos é suficiente para atender as necessidades nutricionais diárias de um homem em termos de carboidratos, proteínas e lipídeos, chegando-se a sugerir seu cultivo nas estações espaciais como fonte de alimento glico-lipo-proteico para os astronautas.

 

Esse pequeno tubérculo possui alto teor de fibras prebióticas auxiliando no bom funcionamento intestinal, promovendo saciedade e consequentemente colaborando para perda de peso para dietas com restrição calórica. Sua origem é não transgênica, livre de glúten e de sódio. Também rica fonte de vitaminas e minerais como ferro, magnésio, potássio, vitaminas C e E. Um alimento 100% natural.

Como consumir: é encontrado na forma de snacks ou farinha. A farinha pode ser adicionada a iogurtes, shakes, pães e massas em geral, substituindo a farinha de trigo, por exemplo (dependendo da receita). Já o snack é um ótimo aperitivo para matar a fome entre as refeições. Uma dica top pra levar na bolsa!

 

No site dessa marca que estou utilizando (http://www.b-eatfood.com) encontrei essas receitinhas deliciosas usando a Tiger Nuts!

 

Brownie

1/2 xícara de farinha de Tigernuts

1/2 xícara de ghee (manteiga clarificada)

1 xícara de açúcar demerara

3/4 xícara de cacau puro em pó

1/4 colher de chá de sal marinho

5 gotas de essência de baunilha

3 ovos grandes

3 colheres de farinha de tapioca

 

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 350º graus.

Misture a ghee, o açúcar, o cacau e o sal em uma panela e coloque em fogo bem baixo mexendo o tempo inteiro até que a ghee derreta completamente e tudo fique homogêneo. Retirar da panela e deixa esfriar uns 20 minutos. Depois acrescentar a baunilha, os ovos, a farinha de Tigernuts e a farinha de tapioca nessa ordem, sempre mexendo bem depois de cada ingrediente. Despejar a massa em uma forma pré-untada com óleo de coco. Assar por 30-40 minutos, retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de cortar e servir.

 

Cookies com gotas de chocolate

2 bananas bem maduras

1 xícara de aveia 

1 ovo

1 xícara e 1/2 de farinha de Tigernuts

3/4 xicara de Tigernuts cortados em pedaços

4 colheres de sopa de óleo de coco

1/2 xícara de pedaços de chocolate amargo ou meio amargo

 

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 200º graus

Em uma tigela, esmagar a banana com o óleo de coco. Acrescentar a farinha de Tigernuts e o ovo batido. Misturar bem. Depois acrescentar a aveia e o chocolate e misturar bem. Em uma forma pré-untada com óleo de coco despejar a massa em bolinhas esmagadas e levar ao forno por 15-20 minutos, até as bordas dos cookies ficarem dourados.

 

Aqui em Itajaí você encontra na E-Labore.

Please reload