MITO DO SUCO NATURAL X FRUTAS X FRUTOSE

"Suco de fruta faz bem? Nem sempre? Mesmo se for natural? Pode ser de caixinha? É melhor tomar suco ou refrigerante? Prefiro tomar suco do que comer uma fruta... vou me nutrir?"

Você já deve ter ouvido diferentes respostas para essas perguntas, não é mesmo?

 

E essa? “ Quem tem sede toma água, quem tem fome come a fruta”. Como a ideia aqui é esclarecer para que sozinho você possa fazer escolhas conscientes, vamos aos fatos:

Todos sabemos do potencial nutritivo das frutas. Além de serem ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, prevenindo e controlando diversas doenças, são ótimas fontes de fibras que regulam e melhoram todo nosso desempenho digestivo.

Porém existe uma grande diferença entre comer uma fruta, mastigando e saboreando-a por inteira, do que bebe-la em forma de suco.

Isso acontece porque ao espremer ou processar uma fruta, estamos removendo o bagaço e as fibras, produzindo um líquido rico em frutose (carboidrato – “açúcar” da fruta), além de usarmos uma quantidade bem maior de frutas para fazer um copo de suco, correto? A frutose faz o fígado trabalhar loucamente para conseguir metabolizar esse “açúcar”, e quando ele recebe mais frutose do que consegue dar conta, ela é transformada em gordura e pode se alojar no próprio órgão, aumentando as chances de acúmulo de gordura hepática, resistência a insulina (podendo levar cronicamente a consequências como aumento de peso, diabetes e outras alterações hormonais). Além disso, não leva a real saciedade, dando somente aquela sensação de “barriga cheia” que logo vai embora.

De caixinha? Pior ainda. Além do suco já não ter mais quase nutrientes, sua sobrecarga é aumentada com CORANTES, CONSERVANTES, ACIDULANTES e AROMATIZANTES.

"Ah mas é melhor que refrigerante! Ah mas eu gosto e tenho prazer com suco! Ah mas é a única maneira de eu consumir mais frutas... " ok ok ok, bom senso e equilíbrio continuam sendo a melhor opção certo? Então a dica é: prefira sempre que possível COMER a FRUTA, e quando tiver SEDE, beber ÁGUA.

"....Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto..."

Quando quiser tomar suco procure fazer sucos com mais vegetais e menos frutas, ou quando for somente de frutas prefira as naturais, sem muita mistura. Evite adoçar (mais ainda do que já é naturalmente) e se possível tome sem coar ou acrescentando algum tipo de fibra (linhaça, chia etc) batida junto.

Desejo para você que a cada gole ou mordida a intenção seja de saúde e plena presença para aproveitar com prazer a sua escolha ;)

 

NUTRIEASY - Culinária e Nutrição Funcional.

Suellen Lorenci

Nutricionista Holística Funcional

Gabriela Faccin

Nutricionista Funcional

www.nutrieasy.com.br

contato@nutrieasy.com.br

Please reload